quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cinesercla – Pátio Mix Teixeira de Freitas


Tenho acompanhado um fenômeno pra mim estranho, mas que tem afetado nossos dias com regularidade desde os protestos do ano passado, “o opineiro idiota”.

Ele ataca com mais frequência nos momentos oportunos, mas vem encontrando brecha para regularidade no desconhecimento e no medo que afligem aos menos informados, que diferentemente dele, preferem se calar quando não sabem sobre algo.

Poderia aqui falar sobre os protestos nas ruas, das propagandas “políticas”, mas prefiro me ater à inauguração do novo shopping e consigo o cinema (Cinesercla) de Teixeira de Freitas.

Outro dia estava no banco (o que prefiro não frequentar), esperando na fila, quando ouvi duas pessoas conversando:

“Você já foi no shopping novo?”  (1 dia de inaugurado)

“Fui!”

“Ruim, não achou?” (a conversa nem começou e já não vai bem).

“Uma porcaria! Nada de novo! As mesmas lojas!” (O novo shopping inaugurou Riachuelo, Marisa, Le Bisquit, C&A, Samsung, Konyk, Colombo, Carmen Steffens... e por aí vai – só pra citar algumas das que não existiam na cidade.).

“E o cinema? Tudo velho!” (inaugurou com a estreia nacional de Drácula- a história nunca contada, Annabelle, um outro que não me lembro ao certo, mas acho que foi Candidato Honesto, na semana seguinte Tim Maia, A Mansão Mágica, Made in China, e para minha felicidade Interestrelar – que será tema de nosso próximo post. Essa semana já estreou Débi  Lóide 2.)

“Esse shopping não dura nada! Logo logo fecha!”


Fiquei de cá pensando com meus botões imaginários: Realmente! O futuro da nação!
Não tenho nada contra ao achismo de ninguém. Vivemos em uma sociedade, até onde se supõe livre e democrática. Mas pra quem? Serve a quem essa tal liberdade? Quem vive nela? Dela... Direito eles tinham de dizer o que quisessem, e não é isso que me incomoda. Me estranha, cada vez mais, as pessoas defenderem o que não conhecem, afirmarem assertivas que nem chegam a ser verdade.

O Cine Teixeira, tão criticado de sempre, talvez seja o cinema mais antigo em atividade no interior da Bahia desde sua inauguração em Dezembro de 1996, e por mais que tenha seus muitos defeitos, sempre atendeu às necessidades de uma clientela pequena, e por vezes incompreensiva. Itabuna, Vitória da Conquista e Feira de Santana, nessa época, não tinham cinema (logicamente excetuando-se os tempos de ouro do cacau). Não bastasse isso, hoje, Teixeira conta com 895 lugares de cinema dividido nas 4 salas do Cinesercla e nas 2 do Cine Teixeira. O que acredito ser a maior disponibilidade de lugares do interior.

Reclamam dos preços, mas nos dias promocionais temos ingressos a 7,00 e 8,00 reais. Reclamavam da qualidade, mas hoje temos 3 salas de cinema 3D.

Tudo bem que o atendimento ainda está a desejar e faltar troco pra venda é muita falta de atenção, mas convenhamos que no calor de uma inauguração muitas coisas se atrapalham. A falta de experiência ainda atravanca, mas sejamos mais participativos que inquisitivos.

Não estou aqui fazendo campanha pra ninguém! Nem ganho pra isso!

Apenas apelo ao seu bom senso!

Vida longa às quatro salas de cinema de Teixeira de Freitas.


Storto.’. 19-11-14